Old school


Tenho as melhores memórias do 2. ciclo. Quando, e sem querer ser idílica, se aprendia com tempo, sem ampulhetas a correr, no ritmo do aluno e sem darmos conta que nos ensinavam um programa que tinha de ser cumprido.
Louvo que os tempos mudem e a evolução natural da espécie, mas sinto uma escola automática de linha de montagem que não se reinventa como devia- atrevo-me a dizer -, quando depois só se fala de ensino inclusivo e individualizado; focado no aluno.
É certo que as crianças estão mais exigentes, sobre deslumbradas, superestimuladas, com acesso a tecnologias de ponta, e que por consequência perderam o interesse no ensino de “quadro e giz” ... e depois a motivação, tão importante para se aprender sem a pressão de se ser ensinado.
Levanto as mãos aos professores do Vicente, não podíamos estar mais contentes, mas - e também porque é de “feitio” - tenho-o em “estado de nervos”, quando gostava que levasse consigo as melhores memórias de ser criança no 5º ano. 
Estamos atentos e a fazer por isso, mas não sabemos se vamos conseguir....

               https://drive.google.com/uc?export=view&id=1mVbABxkogh0m4KmOdb0oS1FtSIw_3PMB