Ninho vazio, ou ninho cheio?


Não é matéria nova. Sempre vibrei com decoração, com virar a casa do avesso, mudar móveis, restaurar, trocar sofás por cadeirões, dar outra vida à nossa casa.
Olhando para trás são - quase - 5 anos dedicados a três crianças (não contando quando éramos só três e depois quatro), a mamadas, a fraldas e a desfraldes, a sopas e depois a papas e biberões, aos primeiros passos, primeiras palavras e primeiro ano, terrible two... 
Sem pensar muito, algumas coisas minhas e para meu belo prazer foram ficando adormecidas. (E não o entendam como queixume ou arrependimento. Longe disso! Sempre vivi - e vivo - a maternidade da minha forma, com a minha intensidade e foi intencional viver estes últimos 9 anos em função dela e dos meus queridos. E ainda vão ser outros tantos assim e que me fazem tão feliz).
Mas hoje já não há bebés na nossa casa, nem filhos que dependam de nós para tudo. Crescemos todos e estamos a fechar um ciclo e a entrar noutro, onde cada um de nós vai ocupando um novo papel. 
... então aos poucos tenho vindo a dedicar tempo à nossa casa, a outros interesses, a pequenos prazeres.... porque uma "nova maternidade" começa a bater-nos à porta e o nosso tempo começa a ser distribuído doutra maneira.
Não há nada mais romântico do que o cheirinho a bebé numa casa, mas também me está a saber bem esta fase nova, a nova vida com outros aromas bons de se respirar e que nos fazem encontrar outro equilíbrio para a nossa família.
Alguém a sentir o mesmo? Estou na fase do ninho vazio? Ou ninho cheio?  



E entretanto temos um quarto para brincar renovado aqui. Uma sala mais bonita, e voltei a trocar os sofás de sitio. Uma cozinha meio rústica mas que tornei mais atual. E a camarata mais ampla, arejada e preparada para o estudo dos dois mais velhos. E agora só queremos viver muito a nossa casa e receber a nossa família e amigos!