The kids are ok


Nao foi hoje nem ontem. Eles continuam felizes, livres e a crescer na casa de férias dos avós. 
Foi num dos primeiros dias das férias deles. Jogámos dominó. Como adoramos um bom jogo de mesa, e já fazia tempo que não conseguia este "tempo" nosso. Até já nem me lembrava do tanto de bom que ele nos traz. E foi em repeat até irem para a cama...
Mas depois... vem toda uma logística, e tantos dias do 1+3 e ao sétimo mês começamos a acusar a vida rotineira (que amamos!) e o cansaço...
Parece uma prova de fogo, assim que pomos um pé em casa depois do dia de escola.
Ao final do dia não é de forma ágil que "me dou" e "respondo" aos três. Um a um; e atendo ou entendo o que cada um deles procura em mim. E não fico de ânimo leve...
Mas disfarçamos, descomplicamos e seguimos para bingo! E há uma verdade soberana: I'm too blessed to be stressed!
Muitos dias opto estrategicamente por voltar a sair, assim que entro. Pegam nas bicicletas ou na bola, ou mesmo com as mãos a abanar vamos queimar pilhas pelo bairro.
"Fujo" de casa para não me perder com outros estímulos que teimam em "distrair-me" do foco: os meus miúdos! 
Noutros adio a chegada com uma rota diferente que eles também gostam. De carro, dou a volta pela marginal ribeirinha. Ouvimos música, cantamos e recordamos o barco da avó Luísa... O carro confina-nos uns para os outros. Só! E mais nada! E no fundo é mesmo disto que eles precisam a cada final de dia. Contam as aventuras, o que correu bem e menos bem, é um exercício que faço com eles muitas vezes. Por outro lado, "cortamos" em birras e eu chego a casa mais disponível para enfrentar as tarefas que ainda temos pela frente.
No inverno tento ser mais meticulosa... para gerir toda esta adrenalina.... mas agora é verão!, temos muitas opções e eles estão de férias!
Temos a sorte do nosso bairro me aparar tantas e tantas vezes os golpes e da piscina; são os meus aliados para muitos dos dias conseguir "pôr de pé" um jantar e o dia seguinte.
Depois é vivê-los com toda a intensidade... que estão a crescer tão depressa...
E já sabemos. O Sebastião vive para fazer asneira! E ai de nós quando tentamos contornar esta personalidade vincada. 
Avançámos para o desfralde! [Embora tivesse tudo planeado só para agosto.] Foi ele que nos "disse" que já estava mais do que na hora, e eu andava a olhar para o lado... Então lá me enchi de coragem - para esta fase preciso de alguma - e fui em frente! Já não quer fralda e não pede xixis/cocos. Vai e faz! (e limpa-se sozinho!) Na casa de banho ou nos canteiros e no chão do jardim. 
[... já está muito melhor... ]
No topo dos estadios temos o vicente. Bom e feliz na sua escola, com uma generosidade pura, já não dispensa uma boa conversa, com princípio, meio e fim e daquelas de se perder o fio à meada. Mas os 8 também já trazem alguma irreverência, mas que acabam ainda em beijos e abraços. E sempre de olho nos irmãos!
O nosso ternurento drama kid, o mais dependente de mim, o que me ama :) começa aos poucos a soltar-se e achar-se capaz. Faz arte de tudo onde mete as mãos! E eu sempre tão orgulhosa dos três!
No fim do jogo adormeceram, cada um na sua cama... Estavam felizes! E eu senti-me tranquila de ter sido a Mãe perfeita para eles neste dia; ainda que completamente Real.