Marchas Populares


Anteontem foi o último dia de aulas do Vicente e não podia ter sido mais bonito e emocionante.
Foi de arrepiar. Por perceber que, num abrir e fechar de olhos, temos o nosso filho no 3. ano e depois voltar a ouvir as lindas canções das marchas populares de Alcácer.
Para mim não foi fácil conter as lágrimas, nunca é...
Os meninos do básico recriaram as tradicionais marchas da "vila" que há mais de 20 anos não saíam à rua! Tanta saudade nos deixaram.
Muitos destes meninos (ou talvez todos) não viveram "estes tempos" e o S. João como a nossa geração, mas ninguém diria, ao vê-los marchar como há muito tempo atrás fizeram os seus pais, tios e até avós. Confesso que é a única coisa que me deixa algum arrependimento: não ter marchado pelos Açougues.
[mas a timidez daquela idade era muito mais forte e nunca me deixou enfrentar a praça de toiros cheia de gente!]
Até o Vicente que não é nada destas coisas esteve entusiasmadíssimo - e ainda hoje marcha :) - no papel de marchante do nosso bairro do coração. Muito graças à professora Isabel, a quem tanto agradeço, por ajudar o nosso filho a crescer e a acreditar e por conseguir sempre levar todos os meninos da sala tão longe! ❤️
Quando soaram as primeiras notas dos poemas cantados em marchas foi maravilhoso sentir aquele bairrismo doutros tempos, a poesia, as melodias... as recordações e as memórias. E ver uma comunidade escolar completamente rendida e envolvida nesta festa, como deveria ser sempre A Escola.
Foi mesmo um dia inesquecível para todos! E no meio de tanta emoção tirei esta fotografia. Mas fiz muitos filmes! :)
      

Agora venham as férias grandes, muito descanso e diversão! E só espero encontrar todos para o ano e que as marchas de Alcácer voltem a sair à rua e que façam festa! ❤️