No banho


As rotinas fazem parte dos nossos dias, não é novo. Não há como contornar numa casa cheia, e para bem da fluidez dos dias é bom que assim seja. É também com "elas" que lhes vamos passando "as leis da vida" e algumas regras.
Às tantas são eles que nos lembram que "está na hora!"... Crescer e aprender!
Temos manhãs loucas, mas animação não nos falta! E é com rotinas definas [que nem sempre conseguimos cumprir, mas que aprendemos a re-definir rapidamente] que conseguimos controlar  "os tempos" e não andar atrás do prejuízo. A máxima cá de casa é sempre... descomplicar!
Ao fim do dia, quando nos voltamos a encontrar, as coisas mudam um bocadinho de figura! E é tãoo bom!
No melhor dos dias às 18h - sorte, sorte, sorte!! - estamos em casa e ainda temos 1 hora pela frente para fazer o que nos apetecer. 
Eles estão sedentos (da nossa atenção), cheios de novidades para contar e querem brincar. É 1 hora para o pulo-e-salto, para ver bonecos e para os TPC do Vicente. 
[No entretanto, também vou adiantando o dia seguinte, mas não é fácil, eles não me largam!!...]
Às 19h a hora do banho é sagrada e eles sabem disso; e um dos momentos altos do dia! - o Mia pede muitas vezes para tomar banho assim que chega da escola; e o Tatão começa a querer tirar a roupa assim que ouve falar em água. (Mas ainda não consegue e fica irritado :)) E na meia-hora que se segue - quando sou eu encarregue da "tarefa":); o pai demora muuiiiito mais tempo -, o tempo pára e é nosso e a descontração - mas também as rotinas - estão lá.
Às vezes parece uma festa, outras dá para conversar e perceber como lhes correu o dia, noutras é dia de piscina e só riem, e ainda noutras fico só ali a ouvir as conversas dos 3. E é uma delícia!
O Sebastião delira e faz um escorrega, enche forminhas com água, o Mia põe "estuma" e os 3 disputam as chuveiradas. Ah, e nenhum quer ser o primeiro a sair do banho, só quando "os compro" com a toalha quentinha. 
Fazem piscinas, mergulham, salpicam tudo!!, mas aqui estamos bem longe da tolerância zero! :), e quando saem da banheira sabem que a rotina é diferente outra e a fase da euforia (que trazem da escola e do final do dia) termina e têm de se preparar para a calmia que antecede o deitar. 
Vestir o pijama, pentear e perfumar (por esta ordem :)), e depois estão prontos para jantar.
E eu não resisto a congelar estes momentos! ❤️