Voltar


Chegámos há poucos dias e temos uma casa "virada". Roupa em estado de sítio e brinquedos que eles espalham, numa de matar as saudades de tantos dias sem brincar.
A vida boa acabou e deixa sempre aquela saudade, mas a vontade de voltar à nossa vida de todos os dias já era muita e começa a apoderar-se de nós. O corpo já nos pedia isto. Voltar a casa e habitá-la com as rotinas de sempre. 
Está a saber-nos bem voltar a estar os cinco aqui.
Aos poucos, tudo a entrar nos eixos. A vida não para! O Sebastião começou a creche e o Pai a trabalhar. Custa deixá-los ir... mas nestes primeiros dias de setembro é fundamental alguma paz porque o meu trabalho começa aqui (em casa) e agora e com os 3 entre quatro paredes não há concentração que resista. Vou intercalando o "ir e ficar" do nosso bebé mais querido para manter o equilíbrio e me sentir menos culpada.
Eles são o nosso maior orgulho. Tão mas tão amigos nestas férias. E agora em casa mais que nunca! A ligação entre os três é qualquer coisa... que só quem os vê entende. 
Foram tantos dias sem interrupções, 24/24h onde percebemos o quanto cresceram. O doce Vicente que não se inibe de dar "beijocas" nos manos trouxe das férias altura e menos um dente (de cima) :) O Mia que quando for grande quer ser "carrinha" (motorista) não deixa de ser ainda um bebé de 3 a quem (inconscientemente) exigimos como se tivesse 6 - estamos a tentar controlar isto! - também deu "o pulo" das férias e tem pouco mais de um par de sapatos que lhe entrem nos pés gigantes!! 
Agora começa também o bem-bom da reentre: organizar os armários deles para o regresso às aulas. Fazer listas. Passar roupas de uns para os outros. Reutilizar. Doar (aquilo que consigo não ver nunca mais) o que já não vão usar. Este ano mais importante que nunca com a entrada do Vicente no primeiro ano! Eles estão ansiosos por começar! [E eu tão tranquila com as salas em que ficaram]
No meio destas andanças é o Sebastião quem quer cada vez mais ditar as regras e comandar "as tropas" que o deixam fazer quase tudo porque "é pequenino!!". "Luta" pegada no desmame! [o meu e o dele; não sei se quero perder ou ganhar...] Viciado em fiambre e queijo na mão, atira o pão ao chão! 
Depois das "melhores férias de todas"; "É tão bom estar aqui"! - diz o Vicente.