Quem conta um conto

[o post em falta]

Todas as noites, antes de adormecerem, tentamos cumprir um ritual que adoram e já não passam sem. Nem sempre conseguimos esticar as horas. Há dias mais atribulados. Correria; em que tudo se atrasa e só dá mesmo para o xixi-cama. Mesmo nestes dias, já deitados e quase às escuras, pedem uma história.

Nos dias que parecem mais curtos, o A conta-lhes estórias improvisadas de animais, tratores e aviões e sem guiões! E em minutos adormecem.

Cada noite é um dos boys a escolher um livro. O Mia adora "Os Três Porquinhos". Delira com o lobo mau O Vicente prefere livros de histórias mais elaboradas, com cavaleiros, piratas e animais. E há até histórias que já sabem de cor e salteado. Mas adoram ouvi-las outra, e outra vez. 

Adoro ler-lhes para terminar o dia em beleza. É muito relacional. Eles ficam em silêncio. Relaxam. Acalmam. Estão atentos. Só se ouve o som das palavras, sem a agitação de todos os dias.

O Vicente gosta de ver as ilustrações e o Mia pergunta-nos o "porquê" do que ouve.

Nos dias em que estou mais cansada é impossível passar o truque do "saltar páginas". :)
[mas já percebi que vai durar pouco tempo, o Vicente começa a perceber :)]

Sem darem por isso estão a aprender. E também por isso, no quarto de brincar há uma prateleira só com livros mesmo à mão de semear.

O Vicente vai para o primeiro ano em setembro e já ando a pensar nas alterações do quarto de dormir para que queira muito ler e estudar.

Alguns dos meus preferidos: