Big brother


Os dias são passados com o Sebastião. Entre as mil coisas a fazer dou por mim a pensar quando ainda o tinha na barriga. 
Recordo quando nasceu, quando o deitaram ao meu lado e ele não pegou na mama "à primeira" como os irmãos.  O dia em que os irmãos o conheceram. O ar de espanto quando entraram no quarto da maternidade. A ternura com que o olharam pela primeira vez e de não o largaram mais. De passarem "horas",já em casa debruçados no berço a contemplá-lo. Lembro-me do dia em que cada um deles nasceu. Acho que é assim com todas as Mães. 
Lembro também os mais velhos ainda bebés. Pequenos e frágeis. De como o tempo passou a correr e de como já estão tão crescidos. Das minhas angústias quando fiquei grávida pela segunda vez. De desejar muito ter três filhos e de ter sido abençoada com os três e com a família com que sonhei.
Quando paro reparo que o Vicente já é um menino. Que sente a responsabilidade de ser o irmão mais velho - e eu não gosto nada que ele a sinta dessa maneira. Que ensina ao Mia as cores e as formas das coisas, que o repreende quando (acha que) é preciso e que protege o "bebézinho querido". 
O nosso menino mais velho já tem conversas com principio, meio e fim e quer sempre saber o "porquê" de todas as coisas, para depois as explicar ao irmão do meio. Esse, o nosso toupeirinhaestá numa fase de beber aprendizagens e tem uma adoração pelo Vicente. que é um gosto de se ver.  Pergunta por ele assim que acorda quando o irmão não está e quando o vamos buscar à creche. Passa o tempo atrás do cabeça amarela. Imita-o em tudo! Segue-lhe os passos. É a sombra do irmão mais velho.
O Sebastião delira com os irmãos. Ainda bebé faz corridas de carrinhos com o olhar. Vira a cabeça de um lado para o outro para os ver. Derrete-se e ri às gargalhadas. E está tão, mas tão ligado a nós que estranha quem não conhece. Está a cada dia mais entrosado no nosso clã. E é o bebé mais simpático!

Tudo isto para dizer que das coisas que mais feliz me fazem e me deixam a babar é vê-los assim. Cúmplices. Os meus filhos são os melhores amigos e isso enche-me o coração. 

E as zangas e perrices? Passam rápido.