Mudanças

Passou outra semana. E estou atenta às mudanças. Eles crescem todos os dias um bocadinho e há fases, conversas e expressões que mudam e nunca mais voltam. Quero muito congelar todos os pedacinhos de felicidade aqui.

O Mia já distingue emoções. Percebe quando mudamos de "cara feliz" para outra, sisuda; pergunta: "o Vicente está triste?" E o nosso bebé dorme cada vez menos tempo durante o dia. Está a mudar as rotinas do sono. Faz uma sesta de manhã. Às vezes, outra - bem curtinha - durante a tarde. Esta noite, acordou duas vezes para mamar. É sinal que está a mudar e a crescer.

Tenho aproveitado as sestas dele para pôr a casa em dia. Para mudar as roupas de verão pelas de meia estação, para arrumar as coisas que eles todos os dias mudam de sítio. 


Gosto muito mais de ficar parada a contemplá-lo, mas a mudança de tempo puxa-me para outras mudanças. Ainda ontem era verão. Hoje já é outono. A mudança de estação e de mês trouxe outra atrás. O Sebastião já se sente apertado no berço do nosso quarto. Será hoje o dia para outra mudança? 


Ainda tenho tempo. Ainda o tenho aqui, a dormir no colo, enquanto lá fora a chuva torrencial também muda de direção consoante o vento lhe sopra.


Vou sentir falta dele no nosso quarto. Dos sons, do maravilhoso cheirinho de bebé que inunda o espaço. 

Mas há mudanças que são inevitáveis e que só nos fazem bem. E hoje é sempre o melhor dia para mudar!