A nossa Páscoa

Hoje somos muito menos à mesa, mas a nossa Páscoa não é muito diferente do que um dia foi. 
Os meus pais vão-nos contando histórias e muitas das tradições dos nossos avós e bisavós. Hoje, são afinal as nossas.

No domingo são muitas as conversas sobre os que não estão, sobre as saudades e outras sobre o legado que recebemos de herança e que continua presente nas nossas vidas. Aos poucos, queremos e vamos passá-lo aos nossos filhos.

Eles sabem que o cabrito da Páscoa vem do monte do avô Pinto e que é a avó Vitória que o cozinha (tão bem!) em ensopado, como só a avó Luísa fazia. Sabemos todos também que na nossa Páscoa não pode faltar o assado! Depois há o bolo das rosas, bolo real e amêndoas por toda a casa. Há "caça aos ovos", em correria desenfreada, e há sempre arroz doce, aveludado com leite de cabra.

Na Páscoa, há pedaços de herança dos meus avós por toda a parte e há memórias e muitas recordações... que marcaram a história de todos e hoje estão na nossa vida. O sabor e o tempero dos cozinhados, tão singular. As semelhanças - ou as diferenças - que encontramos (dos dois) em cada um de nós e agora nos nossos filhos...
Infelizmente tive pouco tempo para conhecer os meus avós. Via a avó Luísa sempre de coque, tinha o cabelo branco e o avô, com olhos azulão, usava chapéu. Dizem-me muitas vezes que "a postura é a da avó", e sem saber bem se é um elogio ou um defeito, fico orgulhosa.

A Páscoa leva-me até à imensa escadaria da casa dos meus avós, que subi e desci vezes sem conta com os meus primos, já sem eles lá viverem... e onde fui criança e tão feliz.... A árvore das maçanitas doces...

Sinto um certo vazio pelos meus avós não saberem que tal como eles também tenho três filhos e pelos meus filhos não os terem conhecido, nem vivido aquela casa como eu. 

Fazemos por manter vivas estas memórias e principalmente os afetos. Levo-os muitas vezes a ver o rio Sado e os barcos que eram dos bisavós. Ficam curiosos com o "Pinto Luísa" e com o "Luísa Pinto" e nós contamos-lhe a nossa história. Queremos para os três estas raízes, as recordações e muito, muito mais.