She Made it!

Há quase dez anos que tenho o mesmo emprego. Dez anos no mesmo espaço, com as mesmas pessoas, com outras que vêm e depois vão, num ambiente propício à realização profissional. Gosto muito do que faço. Trabalho com jovens "difíceis, que não gostam da escola, mal comportados, conflituosos..." Jovens que à partida quase nenhum professor quer ter como alunos; mas que na chegada (ao final do ano letivo) deixam saudades, plantam frutos, alcançam objetivos e proporporcionam muita gratificação a quem com eles teve a sorte de trabalhar.

Na verdade, o PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) é uma medida de prevenção e remediação, quando tudo falhou (e foi rejeitado pelos jovens) quer no sistema educativo, quer na formação profissional e à qual os jovens e suas famílias efectivamente aderem. Apesar de "viver" há quase uma década na mesma casa, nada é efetivo. Ainda para mais numa altura de crise e numa altura em que Portugal tem mais do que oitocentas mil pessoas no desemprego. Também eu este ano ainda aguardo "colocação". Todas as reformulações, cortes orçamentais, assinaturas de protocolos... ditaram este atraso. Mas feliz e contrariamente a grande número de portugueses, sei que o meu lugar está lá, à minha espera. Que mais cedo ou mais tarde vou voltar a "casa".

O mesmo não aconteceu com a Teresa. Durante as merecidas férias de verão, um telefonema mudou-lhe a vida. "Fui despedida!", disse-me. Uma história triste, da qual não interessa esmiuçar mais tristes pormenores. Esses ficaram para trás. O que interessa é que a Teresa não ficou parada, e foi à luta.

Um dia o amigo disse-me esta frase que não esqueci: "venda os seus conhecimentos." A T. não a ouviu, mas foi mesmo isso que fez, ou melhor faz. Vende aquilo que melhor sabe fazer: "magia, artigos de decoração personalizados com pequenas mensagens para nós, para os outros e para todos os que visitam a nossa casa!!!"

iMade it, ou melhor, she Made it e tão bem e ainda bem que o faz!
Eu ando de olho neste quadro para pôr no quarto dos miúdos. E vocês podem ver, comprar e saber tudinho na página do facebook aqui.