A fé dos homens


Ontem estivemos no Batizado da prima C.
Foi um fim-de-semana que passou a correr.
A festa foi no Algarve.
O tempo urgiu! Pensar antecipadamente e decidir o que levar; roupa a triplicar para as crianças; não esquecer nada... uma correria! Chegar ao destino e perceber que o necessaire ficou em cima da nossa cama, esquecer a chave do apartamento. Enfim. Um filme! Ufa!
Ok, admito, não sou uma super-mulher, embora às vezes acredite que o sou - mas as minhas capacidades e agilidade mental já não são as mesmas. Andam exaustas… Já há muita coisa que me falha, mesmo com checklists para quase tudo... Deve ser a idade a dar o ar de sua graça!
Assistimos a uma bonita celebração do primeiro sacramento. Muita chuva na saída da Igreja, mas a bebé parecia uma boneca e passou a fazer parte da Família Cristã. A nossa família.
Somos católicos. Talvez não tão praticantes como qualquer Padre deseja. Somos batizados, tivemos Catequese, fizemos a Primeira Comunhão, o Crisma, casamos pela Igreja, batizamos os nossos filhos e vamos à missa quando sentimos necessidade de ir (e conseguimos), quando temos disponibilidade, quando nos apetece.
Gosto de ir à Igreja. Lá sinto-me em paz, penso, reflito, rezo... Tenho fé. A minha fé! E ninguém tem nada a ver com isso. Acho. Ninguém, exceto o Padre que ontem durante a homilia se dirigiu a nós, fiéis, ouvintes da palavra de Deus, pessoas de fé e proferiu que: "àquelas pessoas que me dizem que têm a sua fé respondo sempre que não têm fé nenhuma!" Fiquei atónita! Mais uma vez. Como em tantas outras; quando decido ir à missa escutar a “Palavra do Senhor” e só oiço mesmo a palavra de um homem que julga, que faz estereótipos, que repele em vez de encantar e receber todos na “sua”, “nossa” Igreja.
Claro que um Padre é um homem comum. Claro que tem as suas conceções. Acho, no entanto, que ao abraçar este ministério o devia fazer de uma forma isenta e sem pré conceitos. E quase sempre não é isso que entendo e sinto quando estou na missa.
Que homem tem o direito de julgar a fé de outro homem? Mesmo sendo o primeiro homem um Padre; não é sua missão na terra cativar os fiéis com a Palavra de Deus? Acreditar e respeitar a fé de cada um? Levar o segundo homem a frequentar a Igreja? Talvez seja por isto que cada menos se vê jovens nesta instituição e as Igrejas cheias como no antigamente…
Eu, vou continuar a ter fé. A minha fé! Tenho a certeza que é isso que Deus quer!